quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Caixa Preta do PT é de Nióbio

O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb , número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atómica 92,9 u. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou 5B da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Tântalo — que por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo.

É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Nas condições normais é sólido.

O Brasil produz de 95 a 100% do material do mundo. E você nunca havia ouvido falar dele. Não estranhe, existem segredos mundiais guardados a mil chaves. Um deles é este.
Mas saiba que na extração custa cerca de 900 reais o kilo, mas é exportado a USD 40 /kg .
Deveria ser mais caro, afinal como único produtor, o valor de mercado mundial seria ditado pelo único produtor, certo? Não é bem assim.

Por hoje está bom, se quiser pesquisar sobre o material, sua extração e ligação com os demandos do brasil, a internet está cheia de explicações, em vários níveis.
O blogueiro aqui, vai se interar melhor pra conseguir fontes, afinal falar da caixa preta de alguém é complicado, ainda mais quando é um produto único no mundo, mais ainda quando a maior reserva deste está na reserva pseudo-indígena de Raposo Serra do Sol em Roraima, e todas as melhores tecnologias do mundo atual e futuro dependem deste mineral. Sabia que o petróleo como combustível está no fim caso as pesquisas feitas no acelerador de partículas der certo? Ahh em tempo, aquele acelerador só foi possível construir com o nióbio brasileiro.

Será que conseguiremos descobrir quanto ele gera de divisas para o Brasil? Veremos.

Michel

Nenhum comentário: