sábado, 21 de fevereiro de 2009

Lula sabia de demissões na Embraer desde segunda-feira


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia desde segunda-feira (16) que a Embraer anunciaria uma grande demissão no seu quadro de pessoal, revela Leonardo Souza e Kennedy Alencar em reportagem da Folha ( disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Saiba mais sobre a fabricante de aviões Embraer
Leia a cobertura completa da crise nos EUA

Nesta quinta-feira (19), quando a empresa de aviação oficializou o corte de 4.200 funcionários, Lula se disse indignado com as demissões e comunicou que convocaria uma reunião com ministros para tentar reverter as demissões.

As demissões na Embraer foram antecipadas pelo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo.

Segundo Coutinho, a Embraer depende muito do mercado externo e se encontra em situação complicada por conta da crise internacional. No encontro, ele ressaltou que haveria "expressivas demissões". Na própria segunda-feira, Coutinho informou a Lula sobre as demissões na Embraer.

Procurado pela Folha, o BNDES, por meio da assessoria, disse que Coutinho não se manifestaria sobre o assunto. O Palácio do Planalto também não se manifestou sobre o caso.

...............................

É mais uma prova da falta de habilidade, interesse ou mesmo pulso do Presidente Petista, pois se ele fora avisado e ainda posa de surpreso-indignado sobre o fato, é outra prova da desonestidade deste. Se a Embraer tem recebido grandes quantias do BNDES e este órgão é do governo, logo mais um caso de insubordinação no governo. Nada de mais, por lá ninguém obedece ninguém, ninguém consulta ninguém, é um total desgoverno liderado pelo Presidente, que aparentemente só se preocupa com o destino de sua nova pupila, a recauchutada Dilma-já fui guerrilheira-Roussef.
E tem que se preocupar mesmo, pois nesta guinada eleitoral a colocaram num movimento barbie é pra todas, e a nada coitada surgiu com cara de tudo, menos dela mesma. Foi assim que o eterno-sindicalista-vagabundo-presidenciável, vulgo Lula, conseguiu ser engolido como sério e ganhou finalmente uma eleição. Quem não se lembra dele soltando frases de efeito, vestido como um embaixador, com a estética apurada e cútis de quem nunca viu o sol na pele?
Pois bem de estética em estética o governo avança e mostra que está certo, com sucessivas respostas tanto eleitorais quanto de pesquisas. A futilidade impera, eleitor quer mesmo é ser favorecido, lembrado e considerado, e como dizia o carnavalesco João Trinta, *Quem gosta de pobreza é intelectual, pobre gosta é de luxo* cunhando esta frase com grande sucesso na Sapucaí. Logo tivemos Lulinha-paz-e-amor-não-bebo-uso-terno, e agora teremos a ex-guerrilheira da fala grossa, com ares de senhora de classe que frequenta salões de beleza. É Carnaval eterno em "Brasilha", todos fantasiados na festa de controlar o executivo. A Martaxa bem que tentou, mas arrogante que só, até seu brechó pré a porté parisiense a entregou. Daí já era demais, pois até marido argentino os eleitores já tinham engolido, agora roupa de segunda mão, é muito furreca pra quem tem os cartões-tudo-troco-por-voto que são a marca registrada do PT no executivo. Um luxo só.

Nenhum comentário: